O prurido no couro cabeludo é uma característica clínica que é compartilhada por uma vasta gama de condições médicas e é um queixa muito comum dos pacientes. Esse sintoma pode ter um impacto profundo e negativo na qualidade de vida. Procure um tricologista para descobrir a causa deste problema e tratá-lo de forma eficaz.
Consiste na descamação do couro cabeludo. A condição pode causar dificuldades sociais e de autoestima.
Consiste na queda abrupta de grande quantidade de fios. Não causa perda de todos os fios de cabelo, mas pode ser tão intensa ao ponto de diminuir em até 50% o volume do cabelo. Pode ser desencadeada por deficiência de nutrientes, uso de medicamentos ou infecções.
O desgaste capilar é uma degeneração progressiva da haste desde a raiz até as pontas, devido a uma variedade de fatores ambientais e cosméticos. Pode causar perda de cabelo em decorrência da quebra do fio, além da aparência do cabelo desarrumado, difícil de ajeitar.
É caracterizada pela rarefação capilar que acomete a região do topo do couro cabeludo. É multifatorial, ou seja, vários fatores podem influenciar na evolução natural da doença. Pode acometer homens e mulheres e a incidência aumenta com a idade. Existem vários tratamentos consagrados para esta doença, o ideal é iniciar desde os primeiros sinais para evitar a progressão da doença.
Alopecia é a perda temporária ou definitiva dos pelos. Podem ocorrer perda localizada (em placa) no couro cabeludo ou difusa. A alopecia pode também acometer outras áreas do corpo (ex: axilas, sobrancelhas e pelos pubianos). Quanto antes for o diagnóstico e a intervenção, melhores serão os resultados obtidos.
Infecções dos cabelos e do couro cabeludo podem estar assocadas à perda dos cabelos. Vários grupos de infecções afetam o couro cabeludo: bacterianas, fúngicas, virais e parasitárias.
A foliculite apresenta alta prevalência na população, podendo ser assintomática (não causar sintomas), mbora, ocasionalmente, possam ocorrer sintomas cutâneos (dor, coceira e aparência inestética) que afetam a qualidade de vida do paciente.